Powered By Blogger

domingo, 17 de maio de 2009

Nosso Projeto

O projeto CRIANDO E RECRIANDO HISTÓRIAS não só prioriza o exercício da leitura, da fala, da escrita, da ação e da busca pelos conhecimentos sobre diferentes realidades, mas também o exercício de ser e de conviver. Incluímos também à nossa bagagem suportes éticos que, certamente, contribuirão para a formação geral e formulação de opiniões dos nossos alunos. Sem dúvida alguma a entrevista feita ao nosso amigo escritor Sylvio Luiz Panza por email, deu novo rumo ao nosso projeto.
Obrigada Sylvio por nos ajudar despertando o interesse pela leitura e escrita.

Alunos da turma 401 : 4º ano do Ensino Fundamental
Professora: Cida Alvarenga

Perguntas ao escritor Sylvio:

Natália
Por que você quis ser escritor?

Oi, Natália!
Sempre gostei de inventar histórias, desde a época em que eu estava na escola. Um dia, quando estava na sexta série (hoje seria o sétimo ano), um escritor foi visitar a minha escola. O nome dele é Plínio Marcos. Desde aquele dia tive vontade de ser também um escritor, o que aconteceu somente quando eu tinha 33 anos de idade. Hoje estou com 44 anos.

Qual o tipo de livro você mais gosta?

Gosto de ler todos os gêneros (suspense, comédia, ficção, etc...) mas o que mais gosto é do livro infantil.

Augusto
Que tipo de livro você escreve?

Oi, Augusto!
Eu escrevo livros infantis. Atualmente estou escrevendo dois livros para os adolescentes. Quando eles estiverem prontos serei um escritor de livros infanto-juvenis.

Jéssica e Aloísio
Quantos livros você já fez?

Oi,Jéssica! Oi, Aloísio!
Já escrevi 35 livros, 2 peças de teatro, 10 paródias (letras diferentes para músicas conhecidas) e 5 gibis.

Maria Eduarda
Qual foi sua primeira leitura?
Com quantos anos você começou escrever?

Oi, Maria Eduarda!
Não me lembro qual foi a minha primeira leitura mas sempre gostei muito de ler, desde o meu primeiro ano na escola. Comecei a ler e a escrever quando tinha 5 anos de idade e nunca mais parei de treinar a escrita e a leitura pois até hoje ainda leio muito, escrevo bastante e percebo como isto é importante.

Jonathan

Olá, Jonathan!

Como você descobriu seu interesse pelo livro?
Como leitor desde que consegui ler as primeiras palavras em um livro. Como escritor quando percebi que as outras pessoas gostavam de ler as coisas que eu escrevia na minha escola e na minha casa.

Quais são as dificuldades que uma pessoa encontra,
quando escreve um livro?

São várias, o que faz do livro uma coisa muito interessante de se escrever!
É como jogar um vídeo game: se o joguinho for muito fácil não tem graça, não é mesmo?
Alguns dos desafios de um escritor são: ter uma idéia interessante, conseguir colocá-la no papel, encontrar alguma editora (um lugar onde se faz livros) que goste da sua história e divulgar (tornar conhecido) o seu livro e o seu nome como escritor.

E você encontrou dificuldade?
Qual?

Eu tive muita sorte pois a primeira editora que levei a minha história já decidiu editá-la (transformá-la em livro). O nome desta editora é FTD.
A dificuldade que eu encontrei foi a de resolver (ou tomar coragem) de mostrar uma das minhas histórias em uma editora uma vez que sempre gostei de escrever mas só tomei esta atitude quando tinha um pouco mais de trinta anos. Mas quem deseja ser um escritor deve saber que não é fácil encontrar uma editora como aconteceu comigo e não deve desistir se der de cara com alguns (ou muitos) “nãos” de editoras.


Fabrício
Quantos dias você leva para escrever um livro?

Oi, Fabrício!
Depende do tamanho (números de páginas) e do tema do livro.
As minhas histórias demoraram mais ou menos duas semanas para serem escritas e seis meses para serem transformadas em livros nas editoras. Mas existem livros de outros autores que levaram anos para serem escritos, como por exemplo enciclopédias, dicionários ou histórias com mais de 300 páginas!

Iasmim
Que tipo de leitura você mais gosta?

Oi, Iasmim!
Gosto de ler todos os gêneros (suspense, comédia, ficção, etc...) mas o que eu mais gosto é do livro infantil. Existem vários tipos de leitura. Gosto também de pegar um livro e ver como ele foi feito: como a capa foi desenvolvida, que tipo de letra foi usada, como foi ilustrado...

Lauane
Quantas histórias você já fez?

Oi, Lauane!
Já escrevi centenas de histórias mas consegui editar (transformar em livros) 35 livros, 2 peças de teatro, 10 paródias (letras diferentes para músicas conhecidas) e 5 gibis.


Israel
Quantos livros você tem?

Oi, Israel!
Tenho 35 livros de minha autoria. Mas em casa eu tenho mais de 100 livros de outros escritores além de infinitos livros à disposição na Internet. Gosto muito de ler e aproveito todas as chances: visito livrarias, bibliotecas e até lojas que vendem livros antigos (aqui em São Paulo chamamos de sebos).

Aloísio
Qual é o tipo de livro que você mais lê?

Oi, Aloísio!
Gosto de ler todos os tipos de livros mas o que eu mais gosto de ler são os livros infantis. Não leio apenas livros mas também jornais, revistas, gibis e textos na internet.

Matheus
Desde quando você escreve livros?

Oi, Matheus!
Sou escritor desde 1997, ou seja, quando você nasceu eu já era escritor!
Comecei por volta dos 33 anos de idade e acabei de fazer 44 anos no dia 16 de março.

Jennifer

Oi, Jennifer!

Qual é o seu livro mais lido?

Acredito que seja a Coleção Fábulas Divertidas, pois é a que teve mais unidades vendidas.

Qual é o seu livro mais vendido?

A minha coleção Fábulas Divertidas (Volume I ) já vendeu mais de 150.000 caixinhas contendo 10 livros. Atualmente estou traduzindo as historinhas para o inglês para poder vendê-las fora do Brasil.


Douglas
Quantos livros sobre animais você já fez?

Oi, Douglas!
As minhas histórias ou falam sobre os animais ou sobre a natureza que é muito importante para todos os animais. Por isso acredito que todos os meus livros falam sobre animais e Ecologia.


Perguntas pessoais - Curiosidades

Igor
Como você é?

Oi, Igor!
Fisicamente sou alto (1,80 m), cabelos curtos, nem gordo nem magro (85 kg).
Falando sobre minha personalidade (meu jeito de ser) sou bem tranquilo, calmo, criativo, gosto das coisas certas por achar que a vida de todos ficam mais fáceis quando todos fazem as coisas corretamente. Sempre gostei de estudar e de ler muito.

Drielle
Quantos anos você tem?

Oi, Drielle!
Tenho 44 anos. Nasci na cidade de São Paulo no dia 16 de março de 1965.

Isadora
Que dia você nasceu?

Oi, Isadora!
Nasci no dia 16 de março de 1965, na cidade de São Paulo (SP).

Jéssica
Quantos filhos você tem?

Oi, Jéssica!
Tenho 3 filhos: o Gabriel, o Rafael e o Daniel.
Os três têm 2 anos e 10 meses e fazem aniversário no mesmo dia: são trigêmeos!

Lucas da Silva Souza
Onde você mora?

Oi, Lucas!
Moro na cidade de São Paulo, no Estado de São Paulo.
O bairro onde moro se chama Mirandópolis.



Fernando
Qual é o seu endereço na net?

Oi, Fernando!
O meu site é www.futurosleitores.com.br
Neste site eu coloquei minha biografia (um pouco da minha vida), a biliografia (os livros que já escrevi) e tem algumas atividades para professores e alunos. Tem também um pouco de joguinhos. Na parte de CONTATOS coloquei meus endereços para o Orkut, MSN, etc...

Meu e-mail é pantam@ig.com.br



MENSAGEM DO ESCRITOR PARA A TURMA 401, DA
PROFESSORA CIDA ALVARENGA:


Meus amigos e amigas:

Gostei muito de me corresponder com vocês e também gostei muito das suas perguntas. Vocês são muito inteligentes. Para continuar assim e melhorar cada vez mais existe um truque: gostar de ler (muito) e gostar de aprender (mais ainda!).
Espero que as minhas respostas tenham ajudado. Um abraço para todos vocês. Fiquem com Deus!

Para a professora Cida Alvarenga os meus parabéns tanto pela profissão que escolheu como para a maneira como a conduz!

Um grande abraço do seu amigo,

Sylvio Luiz Panza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou deste blog?
Comente:

Quem sou eu

Minha foto
Uma professora que ama o que faz, simpática, alegre, otimista, persistente e batalhadora, que nunca desiste de seus objetivos. Ama a natureza, gosta de aventuras.