Powered By Blogger

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Audiência pública discute planos da Secretaria de Educação para este ano



Foto: Divulgação Alerj

Reunião discutiu projetos e metas para o ensino público estadual em 2010

RIO/SUL FLUMINENSE
Diretores do Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação (Sepe) estiveram ontem na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) para uma audiência pública com a Comissão de Educação da Casa e com a secretária estadual de Educação, Tereza Porto. Na ocasião, foi apresentado o planejamento do Governo do Estado para este ano voltado para o ensino público estadual. Durante o encontro, o Sepe aproveitou para reiterar reivindicações da categoria e opinar sobre os projetos.
Participaram da reunião a vice-presidente da comissão, deputada Aparecida Gama (PMDB); os deputados Rodrigo Dantas (DEM), Alessandro Molon (PT), Paulo Ramos (PDT) e Nelson Gonçalves (PMDB); o subsecretário de Gestão de Recursos e Infraestrutura da Secretaria de Estado de Educação, Júlio da Hora; o superintendente de Tecnologia da Informação da secretaria, Sérgio Mendes, e a subsecretária de Comunicação e Projetos, Delania Cavalcante, além de representantes de sindicatos dos professores, entre eles a diretora do Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação (Sepe), Maria das Dores Mota, a Dodora.
Segundo o presidente da comissão, deputado Comte Bittencourt (PPS), a reunião foi importante para que todos os envolvidos pudessem ter conhecimento sobre os projetos e programas para 2010, referentes à Educação. Bittencourt destaca que é fundamental ter esse conhecimento para que a secretaria possa ser cobrada quando necessário. “A melhoria na infraestrutura das escolas, o uso da tecnologia nas salas de aula, a melhor aplicação dos recursos destinados à Educação e a aprovação do Plano Estadual de Educação fizeram de 2009 o melhor ano para o setor no estado. Ainda temos muito a realizar em 2010”, ressalta.
Segundo Tereza Porto, o principal objetivo para 2010 é a conclusão da implantação do programa Conexão Educação, onde todos os alunos da rede pública estadual serão cadastrados e identificados através de um cartão eletrônico, lido, todos os dias, por leitores óticos instalados em nas salas de aula, para acompanhar a frequência, o desempenho escolar e a quantidade de merenda servida a cada estudante. A secretaria afirmou que os professores temporários só serão utilizados para suprir a demanda de afastados ou para atividades extracurriculares.
Para Dodora, essas reuniões são fundamentais para que exista uma troca de opiniões entre as partes. “Temos conseguido um diálogo sistemático entre a secretaria, a comissão e o sindicato, e isso é importante, pois ajuda a confrontar, inclusive, as diversas visões”, cita, contando que o maior questionamento do sindicato é com relação aos projetos do governo não atingirem um grande número de alunos. “Não que os projetos não sejam bons. Mas eles precisam ser universalizados. Atualmente, eles atingem cerca de 1% dos alunos da rede estadual. Além disso, pedimos também que seja vista a situação dos funcionários administrativos, como promessa feita aos profissionais, e que seja realizado um concurso para preenchimento de vagas desse setor”, menciona.
Uma nova audiência já está marcada e será dia 10 de março, para que o sindicato apresente suas visões, críticas e de sua contribuição para os projetos o Governo do Estado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou deste blog?
Comente:

Quem sou eu

Minha foto
Uma professora que ama o que faz, simpática, alegre, otimista, persistente e batalhadora, que nunca desiste de seus objetivos. Ama a natureza, gosta de aventuras.